Computadores e acessórios de computador – Pentium 200 MMX e tudo, tudo, tudo… Parte I.

Kompyutery i komplektuyushcie - Pentium 200 MMX i vse, vse, vse... Chast I.

Saudações a todos os leitores do meu blog!

Devido ao fato de que novas revisões de mim, não é esperado, eu decidi olhar para muito antigo dispositivo e, antes disso, pacificamente estava no mezanino na minha despensa. O discurso sobre a unidade do sistema equipado com o processador Pentium 200 MMX.

Stryahnu, talvez, a poeira com zhelezyak e começaremos com alguns brinquedos. Então, vamos começar.

Uma breve história do sistemnika

A unidade é um produto de evolução gradual da tecnologia informática ao longo de vários anos. Se não me falha a memória (o que é muito provável), o computador foi comprado em seu segundo ano de ensino médio no início de 1997. É claro, para escrever todos os tipos de ensaios e de câmbio.

Inicialmente, ele foi equipado com o processador 486DX4-133. Foi muito decisão controversa, como se viu depois. Pois, pagando a 150 dólares, foi possível tomar um dos primeiros modelos de Pentium, que foi visivelmente de seu rival. Posteriormente, a placa-mãe com processador foram substituídos. Foi comprado um processador Pentium 166 MMX, que mais tarde foi substituído por um modelo de Pentium 200 MMH.

A substituição com o tempo foram a unidade de disco rígido, placa de som e memória. A unidade de disco rígido de formato de 5,25″ da empresa Quantum, uma capacidade de cerca de 1,5 GB, foi substituído por um mais moderno de 3,5″ de maior capacidade e mais barata placa de som em um chip ESS1868 foi substituída por uma mais cara de um modelo com suporte A3D. Extinta a memória EDO foi substituída por uma mais rápida que a SDRAM.

Dos periféricos estavam presentes o monitor Samsung SyncMaster 15GLe (muito bom modelo para os dias) e a impressora matricial Epson LX100. Infelizmente, a periferia não sobrevive até os dias de hoje, quando entrei no lixo em funcionamento.

Até 2002, o computador gostava de, pessoalmente, e, em seguida, mudou-se em Khabarovsk, deixando seus pais e irmã, literalmente, como a digitação. Quando ele já está desatualizado, e tirou de si na memória. A tentativa de vender a unidade do sistema local de um fórum de 1.000 rublos sofreu um completo fiasco, então resolvi deixar os seus filhos na esperança de que eles ganharão milhões, com a venda de algum ebay no ano 2077.

Caixa

A unidade de sistema é montado em uma caixa de formato de mini-torre de altura, com apenas 33 sm. Ele sem marca vendedor — empresa de Engenharia centro de tecnologia”, aka ITC (na época ela era muito conhecido em Komsomolsk). Em meio ao moderno / torres parece brinquedo. Como pode ser visto, o tempo não pozhalelo chinês plástico — painel frontal fortemente pozheltela. A cor original da frente era bege, quase branco.

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A parede de trás do corpo parece incomum, pelos padrões de hoje. Todas as portas utilizadas por individuais guarnições, embora existam aberturas adequadas e no corpo. Separadamente, destaca-se a norma DIN-conector do teclado.

Juntamente com a unidade de sistema foi comprado e o teclado. É barato membrana nouneym teclado modelo KWD-203. Comparado com modernas é bastante sobe acima da superfície da mesa (42 mm, sem levar em conta a altura do teclado).

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Infelizmente, o plástico também fortemente pozheltel. Em tudo o resto o teclado funciona sem problemas. A pintura nas teclas praticamente não sofreu com anos de operação.

Algumas palavras, vale a pena dizer e sobre o painel frontal. É notável a presença de bloqueio do teclado (keylock) e o botão de Turbo.

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O castelo de bloqueio permite que o hardware bloquear o teclado para impedir a inicialização do computador, sem a chave. Isso é feito através da ligação de um castelo à placa-mãe. Conector do castelo combinado com o conector do led de energia, de modo que deixe esta função nezadeystvovannoy não vai funcionar.

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Botão Turbo que permite alternar a frequência da cpu. Quando a frequência do processador será exibido no painel. Esse recurso ainda suportavam as placas-mãe e processadores da família 486, e eis um Pentium — já não. No meu caso, o processador 486DX4 poderia operar em freqüências de 66 e 133 Mhz.

Programação exibidos na barra de caracteres era feita através de jumpers. Segue-se uma instrução de um determinado corpo. A seqüência de ações-me logo lembrar não conseguiu… Sinal de aumentar a frequência na placa de sistema de encadeamento para quando usando um padrão de conector.

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Para acessar vnutrennostyam, tem de retirar a tampa de metal inteira. Nota-se um feixe de plumas de IDE, de unidade e de portas. Em princípio, para a economia, era possível conectar um disco rígido e CD-ROM de um trem, mas, neste caso, a velocidade de backup de dados a partir de um cd-rom para o parafuso sensivelmente diminuído. Por isso, cada dispositivo conectado separadamente.

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Considere componentes individuais.

A placa-mãe, processador e memória

No meu tempo, eu o suficiente escolhi uma motherboard com o novo sistema e parou em um modelo ASUS TXP4. Ela está equipada com um dos melhores chipsets para Socket7 – Intel 430TX. Eu mesmo fiquei quase um kit completo dela: caixa, manual e disco de disquete de utilitários.

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Das características observe a presença de cache L2 o volume de 512K (sim, então o cache da cpu estava em materinke), suporte para DIMMS de MEMÓRIA os módulos de memória (o que tornava mais fácil a transição de um sistema 486), a presença de conectores de alimentação AT e ATX (também é melhor compatibilidade), um grande número de slots de expansão, suporte a USB e UDMA33.

Como já foi dito acima, a unidade de sistema é equipado com um processador Pentium MMX com garantia de 200 Mhz. A quantidade de cache L1 – 32KB, nominal a velocidade do barramento de 66 Mhz, o multiplicador – 3. No entanto, assim como a velocidade do barramento e o multiplicador são definidas através de um jumper na placa-mãe, que pode ser levemente experimentar (sm. foto). Processador de mim sem problemas trabalhou em uma freqüência de 225 Mhz (75 x 3).

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O processador trabalha a uma tensão de alimentação de 2,8 A, com TDP é engraçado hoje em dia 15,7 Watts. Respectivamente, para a refrigeração do processador, apenas pouco mais frias, que colados à cpu. A julgar pelo holográfico etiqueta com o nome “Pentium” kulere, ele caminhava junto com o processador.

A propósito, só agora eu notei que o cooler razbornyy. 🙂 Antes disso, de modo algum, ninguém tocou e não limpei a cinco anos.

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Você possui uma cinta de memória de 64 MB operando em uma freqüência de 100 Mhz. Olhando para a inscrição “ASSY IN U. S. A”, imagino que a América ainda era grande. No entanto, a julgar pela garantia do vendedor em 6 meses, a confiança em sua majestade já ligeiramente turno.

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Geralmente, a julgar pela garantia nakleykam no de acessórios, todas de ferro deram garantia de 6 meses. Eh, “os santos dos anos 90″…

Fonte de alimentação

Unidade do sistema equipado 200-vattnym fonte de alimentação formato de AT da empresa East. Naqueles tempos, isso tinha. Qual coerente de informações sobre limites de correntes no corpo do PN, não. É engraçado e desajeitado parece AT-conector de alimentação. Ele descontroladamente desconfortável e eu tive que mexer por 10 minutos para que ele desligue. Também chamou a atenção para o fato de que, o botão de alimentação se conecta com a fonte de alimentação diretamente (fio preto no meio).

Com a palavra, olhando para este conector, eu não conseguia me lembrar de como eu ligava. Então, de alguma forma, lembrou que a substituição da placa de me autorizou a empresa-o vendedor, vendendo-lhes a mesma antiga adicional e porcentagem por um preço simbólico. Essa é uma espécie de trade-in.

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A placa de vídeo

Em sistemnike usado bastante popular devido ao seu baixo preço e de forma adequada a qualidade 2D-placa de vídeo S3 Trio64V+, osnashcavshayasya 1 ou 2 MB de memória de vídeo. A GPU da placa de vídeo trabalha na frequência de 50 Mhz, a largura do barramento de memória de 64 bits.

Inicialmente, a mãe foi foi raspayan apenas um megabyte de memória de vídeo (dois chips direita) e havia assentos para dois chips.

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Um pouco mais tarde eu dokupil mais de um megabyte de memória de vídeo, assim como o seu não foi suficiente para o trabalho em altas (por dia) em soluções normal, a profundidade de cor. Pena que os fabricantes abandonaram essa prática.

Agora, o tal chip de memória pode comprar no ebay, literalmente, por um par de dólares.

O dispositivo de armazenamento de dados

Para armazenamento de 3,5″, o disco rígido da Seagate volume de 6,4 GB. O disco possui uma interface IDE. Portanto, para a correta operação do disco, é necessário configurar adequadamente o jumper master/slave.

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Leitura de cd-rom no sistema instalado 52-velocidade de movimentação da produção LG, modelo CDR-8520B. Este dispositivo permitia não somente ler os dados, mas de tocar a música em modo offline. Como pode ser visto no painel frontal os botões de controle de reprodução, controle de volume e saída para fones de ouvido. Considerando o fato de que na época o CD estavam em voga, foi possível decentemente economizar na compra, centro de música. No painel traseiro também está presente, saída de áudio que se conecta à placa de som especial fio. Assim que a música foi através de alto-falantes, não carregar a cpu.

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Esta movimentação foi comprado no ano de 2000, e antes disso sistemnike estava, então, se a 2-x, se a 4-velocidade “sidyuk”. Assim que o novo dispositivo e, essencialmente, acelerou a instalação de software e jogos. A primeira velocidade é, aproximadamente, a velocidade de reprodução normal do cd-rom (150 Kb/s). Todo o volume da unidade de disco (650 MB) quando essa velocidade pode ser considerado cerca de 72 minutos. Respectivamente, quando a taxa de 52h leitura levará cerca de 2 minutos. Assim, não é surpreendente que os fabricantes de cdrom-unidades organizaram uma pequena corrida de velocidades no final dos anos 90 h.

Um efeito colateral do crescimento das velocidades foi que, em rápida rotação de baixa qualidade ou danificados de cds, literalmente, voar dentro de acionamento, para tomá-los fora de ordem. Sim, e com a leitura de dados não foi tudo bom, pois com o aumento da velocidade de legibilidade de dados, retrocessos, de modo que tinha de usar utilitários especiais para reduzir o limite de velocidade de rotação.

Placa de som

Bem, e o último (mas não malovazhnyy) o elemento da unidade de sistema – placa de som Diamond Sonic Impact S90 no chip Aureal Vortex 8820 . Como eu já mencionei antes, ela foi adquirida em substituição prostenkoy de cartão no chip ESS1868.

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O cartão tem um visual moderno (do dia), interface PCI, uma boa relação sinal/ruído (cerca de 90 dB), pode lidar com vários fluxos de áudio (32) e t. d.

Vale a pena mencionar a possibilidade de tabela (wavetable) síntese MIDI. Também no mapa está presente wavetable-conector do filho MIDI da placa, o que dá a possibilidade de usar mais bancos da amostra.

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Simultaneamente, o cartão pode reproduzir até 64 samples. Em comparação com o mais simples de frequência (FM) síntese (que soou muito “flat”) foi um importante passo em frente no sentido de garantir o acompanhamento dos jogos. Agora a música de jogos é gravada em formato mp3, ogg e outros. No entanto, naqueles tempos, até mesmo o som comprimido exigiu relativamente muito espaço para armazenamento de arquivos e, o que é mais importante, “comia” uma grande parte do poder de processamento durante a reprodução, o que foi crítico para os jogos. Portanto, a música tinha sido escrito no formato MIDI (na verdade é um conjunto de instruções que sons reproduzir e em que ordem) e toque a mais de uma placa de som.

O principal “fichey” a questão da placa de som foi capaz de posicionamento tridimensional do som (ele foi chamado de wavetracing, por analogia com o raytracing’ω) com o uso de apenas dois alto-falantes. O cálculo dos efeitos de som foi colocado de hardware no chip Aureal Vortex. Fornecido com o cartão, além de controladores foi o programa, que permitia avaliar os benefícios da tecnologia.

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Ao escrever este comentário ouviu demo com um helicóptero e honestamente, vpechatlilsya. Em fones de ouvido muito claramente sentida som para trás. Modernos, com auscultadores de tipo “volume” do som de tal definição não dá.

Na teoria e demorezhime tudo parecia legal, mas, na prática, a diferença entre a mera estéreo e som 3D foi fraco palpável. Ainda assim, o foco principal jogador dava (e dá) a imagem no monitor. Além disso, apesar de o hardware efeitos de cálculo, a carga do cpu também sensivelmente diminuída, o que levou à queda de FPS em jogos de dezenas por cento. No final, não a mais poderosa máquina começou a frear ainda mais forte. Afinal de contas eu só marcou em todos estes efeitos.

Ao mesmo tempo, a Creative promovido o seu formato de som surround EAX, que pode ser chamado de pseudo-3D. A fontes de som foram aplicados diversos efeitos (reverb e t. p.), o que permitiu simular o ambiente do jogador. Creative até tentei zasudit Aureal, mas ela não aconteceu.

Como resultado do confronto c Creative empresa Aureal faliu, Creative comprou o material dela é de 32 mln. de dólares e marcou para o desenvolvimento dessas tecnologias. A vitória ficou Microsoft, bibliotecas qual (em particular DirectSound3D) agora, todos gostam.

Comunicação

A possibilidade de aceder à internet para simples apareceu em Komsomolsk-na-Amure em 1998-99). Para isso, teria comprado o modem interno. De acordo com a rotulagem ele proporcionava uma velocidade máxima de 56 kbps, mas, na prática, as taxas foram várias vezes menor.

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No entanto, para download a partir da internet, diferentes e interessantes imagens de tamanho de um lugar de 800×600 pixels deste faltaram. ))

Execução de teste

Então, o computador é iniciado. POST passado, do BIOS e corretamente indeciso unidades. No caso de medida de tensão, que gera 20 anos de idade, a fonte de alimentação funcionou 5,02 e 12,24 V. você pode Trabalhar.

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Resolução máxima e uma profundidade de cor de 16-bit — resolução 1024×768 pixels. Enquanto para o de 15 polegadas era o limite (neste caso a freqüência de atualização de tela de cair até terríveis 60 Hz), e a maioria dos jogos normalmente trabalhavam em resoluções de 640×480 ou 800×600.

Nesta primeira parte vou terminar, a fim de não cansar os leitores, lençóis de texto. Do que está previsto a seguir:

  • comparar o desempenho de diferentes freqüências
  • para avaliar o desempenho em jogos (Quake I-II, Unreal)
  • fazer um upgrade de placa de vídeo. Há Nvidia Riva TNT2 M64, comprou um par de anos atrás. Respectivamente, serão os testes.
  • talvez, vou fazer um blog independente sobre A3D e comparar o som nos jogos c 3D e sem. Provavelmente, este será o HalfLife e Irreal.

Agradeço a todos os que terminado este repetitivo retroobzor até o fim e sim a Força esteja com vocês!

SOURCE: https://club.dns-shop.ru/hardware/pentium-200-mmx-i-vse-vse-vse-chast-i/

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